Miss Pavlova, uma doce marca que nasceu da adversidade do desemprego
Pavlovas, macarrons e tarteletes, todos com um ar mágico de mundo cor-de-rosa que nos faz desejar regressar à infância e poder, às escondidas, retirar um bocadinho da taça com o dedo e provar antes da sobremesa ir ao forno. Mal chegamos à Miss Pavlova é este o sentimento que nos toma de assalto.
Ana Maio, fundadora da marca, recebe-nos de avental vestido e, sem grandes medos e enquanto conversa, arregaça as mangas para fazer a sua pavlova bestseller – a Floresta Negra -, enquanto conta a história desta marca que já se tornou incontornável para quem não resiste a um bom doce.
Foi em 2013 que a Miss Pavlova nasceu, fruto de uma adversidade que se revelou uma oportunidade: o desemprego da sua fundadora. “A minha área era de design gráfico e gestão de marcas. Quando fiquei desempregada achei que era o momento ideal para criar o meu próprio projeto. Como a pastelaria e a cozinha eram hobbies para mim, arrisquei.” Depois de muito estudo e pesquisa, nasceu a Miss Pavlova, que aos poucos começou a ser apresentada e a ganhar a sua legião de fãs.
Comecei em feiras e mercados do Porto, o que foi essencial para mim. Foi como um estudo de mercado. Deu para perceber qual o feedback dos clientes. Há cinco anos ninguém conhecia as pavlovas”
Se também não conhece esta sobremesa, nós explicamos. A pavlova consiste num merengue crocante e num recheio cremoso: são dois opostos que se atraem na sobremesa criada no século XIX, em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova. Depois, com esta base, resta dar azo à imaginação e juntar-lhe frutas, chocolate, caramelo ou até flores comestíveis. O resultado é sempre lindo e muito saboroso.
Depois de cinco anos de um negócio bem sucedido no centro do Porto, Ana Maio decidiu abraçar um novo desafio: a abertura de uma loja no nosso Centro. Em comum, o cuidado artesanal e os melhores ingredientes frescos com que prepara todos os seus doces.
É um salto que dá uma visibilidade maior, bem como uma maior expetativa e também responsabilidade. Mas o feedback tem sido muito bom”
Se ainda não visitou este novo espaço, não perca mais tempo. Se é um novato neste universo das pavlovas, fique com as dicas da própria Ana Maio: o top 3 de pavlovas a provar – Floresta Negra, Exótica e a do Bosque. Em comum, encerram todas o mesmo segredo: “Costumam dizer que o segredo é a alma do negócio. Mas na Miss Pavlova, acreditamos que a alma é o segredo do negócio. Dedicação, garra e amor são o nosso segredo.”