A história por detrás dos 2 mil Post-its

Com certeza que já reparou na parede mais colorida da nossa Praça da Restauração. Até pode ter escrito num dos pequenos papéis que lá estão colados. Neste artigo, contamos-lhe a história por detrás desta obra.

Muitas pessoas escreveram nos post-its que enfeitam uma das paredes do nosso Centro as suas previsões sobre o que esconderá o tapume da Praça da Restauração. Será uma loja nova? Uma área de diversões? Ou um restaurante de um grande chef nacional? A dúvida continua, mas hoje queremos contar-lhe a história dos pequenos papéis de 30 centímetros, cujo conceito incidiu no Post it Art.

António Ferreira foi o designer por detrás desta obra, que os nossos visitantes também ajudaram a compor. Com mais de 200 metros quadrados, a obra oferece uma experiência rica em luz e animação, contrariando o uso normal destes pequenos papéis que normalmente são utilizados como reminders no ambiente de trabalho. Mas aqui, no NorteShopping, o objetivo foi torná-los criativos, inovadores e que nos remetessem para os bonecos Pixel, conhecidos dos videojogo. Por isso, ninguém melhor que António Ferreira para nos contar toda a história.

 

A instalação consegue atingir dimensões que ultrapassam os 200 metros quadrados. Como começou esta história aos quadradinhos?

Quando a State of the Art (SOTA), me convidou para desenvolver o design Post-it Art no Norteshopping, não tive a perceção imediata da dimensão do painel, nem mesmo do projeto que aparentemente nos parece simples e que envolveu muita produção e recursos humanos.

No decorrer deste projeto, deparei-me com um novo desafio e com o complexidade das formas mais simples: um quadrado. Associei à corrente dos anos de 1997 dos berlinenses eBoy, figuras Arcade Atari a ainda a guerrilha de post it art entre agências criativas em Nova Iorque, Varick Street. Daí a minha inspiração.

 

Da inspiração para o arregaçar as mangas. Como decorreu todo o processo?

O trabalho teve duas fases que assentaram numa ação de marketing: a primeira fase, foi a colocação do teaser “O que vai acontecer aqui?”, juntamente com a recolha de informação escrita pelos clientes do Norteshopping nos quadrados de papel. Vontades e desejos com algum humor, foram escritos para sabermos o que se passará ou poderá vir a existir, por detrás daquele enorme painel.

A segunda fase, foi a colocação dos quadrados de papel com as mensagens de cada visitante, formando assim um enorme painel ilustrado, dinâmico, divertido e muito colorido, com a ajuda de luzes ultravioleta, finalizando com a soma de 2.200 quadrados em papel flúor e preto. Toda a dinâmica deste projeto teve como base o glow in the dark, com cores fluorescentes e a oferta de colares e óculos luminosos aos visitantes, adicionando dinâmica ao espaço intervencionado.

 

Se ainda não visitou o nosso painel, visite-o e leia as mensagens que lá estão. Qual é o seu palpite?

Tudo o que precisa num único espaço