As estreias da semana prometem emoções fortes e aventuras épicas

Com a chegada de mais uma semana, os cinemas portugueses abrem as portas a uma nova leva de estreias. Dos confins da hospitalidade sombria em “Não Fales do Mal” à realidade angustiante de “Reality”, passando pela ação implacável de “Jogo de Assassinos” e a épica origem dos “Transformers”, há um filme para todos.

Não Fales do Mal (2024, 108 min), realizado por James Watkins, é um remake do filme dinamarquês homónimo de 2022. A trama acompanha uma família americana que aceita o convite de uma família britânica, que conheceu durante umas férias, para um fim de semana na sua idílica casa de campo. Mas o que começa como um reencontro amigável transforma-se num pesadelo psicológico, explorando os limites da hospitalidade e da confiança. Com James McAvoy, Mackenzie Davis e Scoot McNairy nos papéis principais, o filme promete uma atmosfera tensa e perturbadora. Curiosidade: a história é inspirada nas experiências do realizador do filme original, Christian Tafdrup, que imaginou um cenário sombrio a partir de um convite real para visitar uma família que conheceu de férias. Nesta versão americana, as nacionalidades das famílias foram alteradas, mas a essência inquietante da história mantém-se.

Transformers: O Início (2024, 115 min), realizado por Josh Cooley, leva-nos numa viagem pelo espaço até ao planeta Cybertron para testemunhar a história da amizade e posterior rivalidade entre Optimus Prime e Megatron. É o primeiro filme de animação em 38 anos, e promete desvendar os eventos que moldaram o destino destes icónicos líderes e do seu planeta natal. Com as vozes portuguesas de Vítor Silva Costa, NBC e Gabriela Barros, é uma experiência imperdível para os fãs da saga e amantes de animação.

Reality (2023, 82 min), realizado por Tina Satter, mergulha na história real de Reality Winner, uma jovem de 25 anos cuja vida vira de pernas para o ar num sábado à tarde, quando é confrontada pelo FBI na sua própria casa. O filme, com um diálogo retirado diretamente da transcrição do interrogatório, retrata a experiência angustiante e surreal de Reality, revelando um retrato complexo desta millennial americana, professora de yoga e veterana militar, sob o olhar implacável do governo. Com Sydney Sweeney no papel principal, “Reality” é um thriller psicológico que nos prende do início ao fim, questionando os limites da privacidade e da liberdade num mundo cada vez mais vigiado. Curiosidades: para se preparar para o papel, Sydney Sweeney conversou com a verdadeira Reality Winner e estudou os seus vídeos de treino, incorporando os seus maneirismos e a sua forma física no filme. O filme enquadra-se na categoria de “Teatro Verbatim”, já que todo o guião é baseado na transcrição do FBI do incidente real.

100% Lobo (2020, 96 min), realizado por Alexs Stadermann, é uma divertida aventura sobre Freddy Lupin, herdeiro de uma orgulhosa linhagem de lobisomens. Mas quando uma tentativa de acompanhar a patrulha da família corre mal, Freddy perde a Pedra da Lua e o seu pai desaparece. Anos depois, na sua primeira transformação, ele torna-se um caniche, sendo desafiado a provar a sua natureza de lobo ou enfrentar a expulsão. É um filme que aborda temas universais como família, amizade e auto aceitação, com uma pitada de humor que agrada a todas as idades.

Jogo de Assassinos (2024, 108 min), realizado por Phillip Noyce, traz Pierce Brosnan de volta ao mundo da ação como Charlie Swift, um assassino profissional com 20 anos de experiência. Quando o seu chefe e mentor é traído, Charlie vê-se envolvido numa teia de vingança e conspiração, tendo de recorrer à viúva de uma das suas vítimas para sobreviver. Com um elenco que inclui Morena Baccarin e James Caan, o filme promete ação intensa e reviravoltas inesperadas. Baseado no romance “Gun Monkeys”, marca o regresso de Brosnan a um estilo de ação que o consagrou, oferecendo uma experiência nostálgica aos fãs do género.

Rei Ubu (2024, 110 min), realizado por Paulo Abreu, traz para o grande ecrã a conhecida tragicomédia de Alfred Jarry, numa adaptação moderna com o ator Miguel Loureiro no papel de Ubu. O filme segue a ascensão ao poder de Ubu, que, após assassinar o Rei Venceslau, assume o trono da Polónia, mergulhando o país no caos. Esta versão cinematográfica mantém-se fiel à tradução dos anos 60 de Alexandre O’Neill e Luís de Lima, fundindo humor negro com crítica política.

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